quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Auto-avaliação e férias

O período de férias é o mais desejado durante o ritmo estressante da correria anual. Mas essa chegada tão esperada acaba trazendo outros elementos até então pouco prováveis na rotina diária. Em minha absoluta falta do que fazer, aproveitei para avaliar vários aspectos da minha vida, principalmente aqueles que considero "esquecidos" em função de atividades profissionais. Como diria o meu Mestre dos Magos "é um caso simples de economia libidinal". Fato facilmente comprovado no texto Inibições, Sintomas e Ansiedade do volume XX das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud.

Teoria psicanalítica à parte, eis minha auto-avaliação de início de férias sobre os seguintes aspectos:

- Saúde
Não estou doente, mas não me orgulho de meu sedentarismo e meu horror a dietas e rotinas "naturebas". Providência número 1 das férias: não deixar que guloseimas se tornem válvulas de escape para minha ansiedade. Providência 2: não engordar (como faço em quase todas as férias). Por fim, afinal eu estou de férias, providência número 3: lembrar sempre que uma caminhada no fim de tarde não faz mal pra ninguém.

- Finanças
A vida financeira de professor substituto de universidade pública é um desastra. Pior ainda se ele está de férias e tem tempo de sobra pra passar em frente a vitrines cheias de sapatos e bolsas maravilhosas, vestidos lindos e exclusivos, livros ilustrados sobre cinema e música... socorro!!! Providência número 1 das férias: lembrar que, apesar de ter um excelente limite no cartão de crédito, sua renda mensal não é suficiente pra cobri-lo. Providência número 2: lembrar que, quando compramos no cartão de crédito, a conta vai chegar no final do mês. Providência 3: lembrar que usar cheque pré-datado e cartão de crédito parcelado também é gastar dinheiro.

- Amor
A melhor parte do dia, ai, ai. Auto-avaliação extremamente generosa com esse aspecto da minha vida. Sugestão única de férias: amar mais e mais.

- Amizades
Amigos são pequenos anjos que colocam um pouco mais de cor em nosso dia a dia. Amigos devem ser cultivados cotidianamente. Sinto-me em falta com várias pessoas queridas que tenho tido pouco contato. Pessoas que amo, e que talvez não saibam o quanto são importantes para mim. Providência número 1: sempre mostrar o quanto cada amigo é especial. Providência número 2: aproveitar ao máximo cada encontro, com leveza e alegria. Só isso.

- Beleza
Posso dizer sem falsa modéstia que estou em minha melhor forma. A maturidade me fez aprender a valorizar o que tenho de belo. Ainda sou um pouco indisciplinada e despojada demais(creio que meu passado hippie deixou uma forte marca). Ainda tenho preguiça de salto alto e adoro roupas largas e cabelos soltos. A mudança tem sido lenta, mas contínua. Providência número 1: ser fiel aos cremes anti-idade, em breve eles farão grande diferença em minha vida. Providência número 2: usar filtro solar, sempre! Providência número 3: parar de achar que a dupla jeans + camiseta é suficiente. Está na hora de abrir caminho para decotes, saias e saltos...

- Profissional
Essa parte merece uma avaliação um pouco mais cuidadosa e que, neste momento, será impossível... afinal, estou de férias!

Nenhum comentário: