Ok. Ando com uma preguiça homérica (é assim que se escreve?) de atualizar o blog. De vez em quando eu tenho um monte de idéias, coisas bacanas passam pela minha cabeça, estados de espírito particularmente interessantes que mereciam registro para que daqui alguns anos eu possa me lembrar etc. Mas não adianta. Quando a preguiça toma conta, não há nenhum santo que me faça escrever. Trata-se de uma preguiça mental maior que eu...
Eu acho super bacana aquelas pessoas que conseguem atualizar blog quase todos os dias. Eu mesma, sou uma leitora quase compulsiva de blogs e sempre fico esperando atualizações das minhas páginas preferidas. Mesmo assim, não tem jeito. Decididamente eu não tenho essa disciplina toda. Nem tanta motivação.
Aliás, na minha humilde opinião, blog não tem que ser uma obrigação. Já bastam todas aquelas que eu tenho que lidar quase que diariamente: horários, freqüências (sei que o trema não faz mais parte da gramática oficial, mas gosto tanto dele e fiquei tanto tempo para aprender a utilizá-lo corretamente que pretendo continuar...), regras, convensões e o diabo a quatro.
Hoje, quando eu penso na serventia de um blog pra mim, não vejo nada que faça referência a obrigações. Gosto desse espaço por razões afetivas,mas também pragmáticas. Em primeiro pelos motivos afetivos mais comuns: aqui posso me expressar, colocar algumas idéias pra fora, mostrar que gosto de um vídeo, uma música, que sou azarada, depressiva, ou ainda que estou eufórica, feliz. Isso tudo sem me preocupar se alguém vai me ouvir, se alguém vai ler. Afinal aqui quem manda sou eu e só o fato de escrever já cumpre o papel que me convém.
Ainda na categoria "motivos afetivos", acho interessante poder registrar momentos da minha vida, como nos antigos diários ou agendas adolescentes. Aqui registro opiniões que, quando forem relidas por mim no futuro, será o retrato de momentos particulares de minha história. O interesse é meu e só meu.
Na categoria "motivo pragmático", um blog serve para eu exercitar a escrita e expressão de idéias... Tenho uma dificuldade gigantesca para me expressar e a grana para a análise está cada vez mais curta. Então, acredito que posso agilizar um pouquinho o processo se treinar mais vezes a livre expressão de pensamentos e sentimentos.
Resumindo: eu tenho sim ótimos motivos para atualizar o blog, mas eu tenho também uma preguiça reinante... e a luta de forças continua.
Um comentário:
Xô, preguiça... Estou sentindo falta dos seus textos!
Beijos
Marcela
Postar um comentário